Rádio Sintonia ( A Sintonia que te toca ) Wats Zap (11) 9 5761-6729
'Voz do Centro Histórico': Sorveteiro Bem-Te-Vi mantém tradição há 40 anos e encanta gerações em São Luís
25/06/2026
(Foto: Reprodução) 'Voz do Centro Histórico': Sorveteiro Bem-Te-Vi mantém tradição há 40 anos
O sorveteiro Antônio José Coelho, carinhosamente conhecido como Bem-Te-Vi, mantém a tradição de vender sorvetes pelas ruas do Centro Histórico de São Luís há 40 anos e encanta gerações de moradores e turistas com suas canções que são criadas de forma espontânea.
Atualmente, ele é reconhecido como patrimônio cultural da capital maranhense e foi imortalizado em uma estátua instalada na Praça Nauro Machado, como parte de uma homenagem aos tradicionais pregoeiros da cidade.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
🔎Os pregoeiros acompanharam as transformações da cidade ao longo dos séculos. Eles tiveram importância histórica e foram retratados na literatura, na música e nas artes plásticas. Também inspiraram pesquisas e documentários e seguem resistindo às mudanças de hábitos e costumes.
Natural de São João Batista, município localizado a 176 km de São Luís, Bem-Te-Vi inspirou uma das esculturas do conjunto. A obra tem 2,60 metros de altura e retrata o vendedor com sua tradicional caixa de sorvetes sobre a cabeça.
Recentemente, Bem-Te-Vi viralizou nas redes sociais ao encantar turistas com suas músicas, marca registrada que ajudou a consolidar sua fama.
“É porque eu vinha na UFMA e assobiava. Eles chamavam: ‘Aí é Bem-Te-Vi?’. Eu dizia: ‘Alô, o sorveteiro aqui’, aí eu comecei a usar o nome e ficou até hoje”, explica o sorveteiro.
Ele conta que começou a cantar pelas ruas da cidade para chamar a atenção dos compradores que passavam. Nas músicas, mistura humor e propaganda para divulgar os sabores dos sorvetes.
“Aí o povo encostava, eu não parei mais de cantar, toda hora eu me anuncio. Se eu não cantar, eu não vendo. Se eu cantar, eu vendo”, disse.
Após quatro décadas trabalhando como vendedor ambulante, Bem-Te-Vi afirma que pretende continuar no ofício enquanto tiver disposição para andar pelas ruas da cidade.
“Gosto muito de fazer esse serviço, de conhecer e conversar com muitas pessoas. Não me vejo fazendo outra coisa. Tenho orgulho desse ofício. Fiquei muito feliz. Nunca imaginei ser homenageado dessa forma. Se já tinha orgulho da minha profissão, agora tenho muito mais. Fiquei muito feliz por terem lembrado de mim”, afirmou Bem-Te-Vi.
Sorveteiro Bem-Te-Vi mantém tradição há 40 anos e encanta gerações em São Luís
Foto/Jéssica Pinheiro
*Estagiária supervisionada por Rafaelle Fróes.